IR Podcast – CFO Talks: Marcelo Bacci, Suzano
Marcelo Bacci compartilha trajetória de sucesso e inspiração no IR Podcast by MZ
No programa, o executivo discutiu sua jornada no mercado financeiro e falou do seu dia-a-dia como diretor financeiro da Suzano S/A.
Marcelo Bacci atua há três décadas no mercado financeiro. Ao longo dessa jornada, teve passagens pelos ramos de infraestrutura, agricultura, bancário; e atualmente é CFO de uma das maiores empresas do setor de papel e celulose do mundo, a Suzano S/A. Além disso, Bacci também faz parte dos conselhos de IBEF (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças) e Veracel, tendo sido reconhecido recentemente como o executivo de finanças mais admirado do Brasil, em pesquisa conduzida pela Análise Editorial – 2022.
No IR Podcast, ele falou sobre como consegue lidar com todas essas responsabilidades em uma rotina extremamente corrida. ”O segredo de conseguir administrar o tempo de uma maneira adequada passa por você ter um time bem qualificado e autônomo. Quanto mais autonomia a gente dá para as pessoas, mais conseguimos administrar nosso tempo”. Entretanto, o diretor financeiro da Suzano S/A faz questão de ressaltar a importância de conciliar a vida profissional à vida pessoal. “Precisamos fazer um balanço das coisas e saber separar um tempo para tudo”, comenta.
E para muito além de diretor financeiro e responsável por diversas áreas relacionadas ao tema dentro da companhia, Marcelo Bacci é um verdadeiro porta-voz da Suzano S/A. No bate-papo, ele falou sobre como é a experiência de ser um dos representantes de uma multinacional tão importante dentro do seu segmento de atuação.
“A gente tem públicos muito diferentes com quem nós temos que nos comunicar. Felizmente, a história da Suzano é uma história boa de contar. É a história de uma empresa que tem 99 anos, já vai fazer 100 anos no ano que vem, e que tem tido muito sucesso em toda a sua trajetória. Uma companhia que tem, junto com seu crescimento, trazido prosperidade para as comunidades onde atua, adicionado o valor para os clientes e trazido muitas inovações e muitas novidades para o mercado”, diz Marcelo.
Neste sentido, ele também conta que as redes sociais, principalmente no cenário de pandemia e pós COVID, têm sido grandes aliadas no processo comunicacional tanto da companhia quanto dele enquanto ‘pessoa física’: “Esses meios de comunicação (redes sociais) acabaram ganhando tanta relevância que a gente não pode esquecer que eles existem […]. E eu fui aprendendo nos últimos anos, com gente que conhece e sabe como usar a linguagem adequada em cada uma das redes. Se tornou, na minha visão, algo indispensável para executivos saberem usá-las da melhor maneira possível”.
Esse é um processo muito importante, pois como podemos ver, as redes sociais se tornaram ferramentas que os ajudam a contar o storytelling de uma empresa que simplesmente criou a celulose a partir do eucalipto e hoje é dominante no mundo todo. Isso não pode ser ignorado.
E essa frente da companhia na produção de eucalipto é um ponto que nos leva para o tema da sustentabilidade. Durante a conversa, Bacci ressaltou a todo momento o compromisso da Suzano S/A para com o meio ambiente. Em uma de suas falas, ele diz inclusive que a Suzano S/A já ‘era ESG’ muito antes do termo ser tão popularizado.
Durante a entrevista, Marcelo destacou também o processo de gestão de pessoas enquanto líder de uma das principais áreas da empresa. “Hoje nós estamos num momento em que a formação de pessoas é um tema muito importante para a gente, então eu invisto entre 25% e 30% do meu tempo nisso, acompanhando de perto e gerindo”.
E quando perguntado sobre todas as suas frentes de atuação, com destaque para o IBEF, que é uma organização sem fins lucrativos, Marcelo Bacci é direto: “Eu acho que um pouco de dar alguma coisa de volta para a comunidade. Minha carreira em finanças me deu tanta coisa, tanto aprendizado e tantas oportunidades que hoje eu acho importante dedicar uma parte do meu tempo para mentorear pessoas mais novas, para criar conteúdo para o crescimento desse grupo e para defender os interesses da comunidade financeira perante vários outros públicos”.
A conversa contou ainda com outras temáticas importantes, cenário do mercado, business da marca, operações internas e externas, relações com investidores, portfólio e muito mais.
–
Cássio Rufino
CFO & COO
Erica Camanducci
Assessora de Imprensa
Assessoria de Imprensa
imprensa@mzgroup.com | (11) 94242-5988
–
Sobre a MZ
A MZ (www.mzgroup.com.br) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI).
A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores.
Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.